Você sabia que nessa linguagem de programação, existem objetos, closures e principalmente padrões de projeto como Java, Groovy, Python, Ruby, PHP e tantas outras?
Segundo, Stoyan Stefanov, em seu livro Pattern JavaScript ele diz:
Com o JavaScript você pode programar em uma variedade cada vez maior de plataformas. Você pode escrever código no lado do servidor (Node.js), aplicações desktop (que funcionam em todos os sistemas operacionais) e extensões de aplicação como ( Firefox ou Photoshop), aplicações para dispositivos móveis e scripts de linha de comando. O JavaScript é uma linguagem incomum. Ela não possui classes, e funções são usadas como objetos de primeira classe em várias tarefas. Curiosamente linguagens como Java e PHP começaram a adicionar funcionalidades como closures e funções anônimas, que os desenvolvedores JavaScript vêm utilizando corriqueiramente há algum tempo.
Com JavaScript devemos pensar fora da caixa, ele não é apenas uma linguagem para manipular dentro da web, com ele você pode programar diretamente no hardware seja (arduino, raspberry e tantos outros), como programar seu próprio drone, as possibilidades são infinitas.
Pois é, se você é um daqueles desenvolvedores que tinha um certo “receio” com o JavaScript, acho que está na hora de rever seus conceitos sobre o (ECMAScript), atualmente na versão 6, aka ECMA2015.
Pois bem e para sermos um Full-Stack JavaScript Developer? Bom, o JavaScript que a maioria conhece serve apenas para manipular DOM(Document Object Model) ou validar campos de formulários, certo? Errado! Hoje podemos fazer de tudo com JavaScript, inclusive roda-lo no servidor como uma linguagem Server-Side, ou seja, agora temos o JavaScript do lado do Servidor(NodeJs) e do lado do Cliente da qual podemos adotar alguns frameworks ou bibliotecas, como Angular, Ember, Backbone, React, Meteor ou até mesmo o jQuery.
Ferramentas essas que fazem o “ciclo de vida” dos produtos serem extremamente produtivos em relação a escalabilidade e agilidade no desenvolvimento Client-Side, pensando em manutenibilidade e outros fatores. Outro ponto que acho extremamente relevante abordar é que uma das comunidade mais ativas é do Node.JS, +70000 módulos no NPM(Node Package Manager).
Faça agora o curso
E sobre o financeiro? Afinal saco vazio não para de pé, certo?Veja os dois links abaixo que mostra a média salarial para pessoas que dominam o NodeJs, nem preciso mencionar que com o dólar atual a R$5.00 é extremamente interessante trabalhar para empresas no exterior além do conforto do home-office, vai refletindo sobre isso até o final do post .
Agora, já pensou em você ter uma equipe da qual não precisa se preocupar com qual tecnologia adotar, todos falando, digerindo e respirando apenas uma única linguagem? Sim, o JavaScript ❤! É o que chamamos de Universal JavasScript.
E quanto ao cenário Front-End!? Não preciso mencionar sobre a importância, certo? Aos amigos que já fazem parte desse cenário e se divertem com jQuery, recomendo que possam adotar JavaScript puro em suas aplicações para assim entrar de uma vez por todas, para o lado negro da força, adotando seja o Angular ou outro framework que mencionei anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário